Meu sistema de organização pessoal

on March 26, 2015 15:30

Ouvindo o Geekout Podcast #11, sobre caderninhos, resolvi contar sobre o meu sistema de organização pessoal, que envolve tanto papel e caneta como software.

Eu já escrevi sobre como organizar textos para leitura. Nesse post, eu falo sobre o Evernote, que também é um ótimo repositório para anotações. Pensando nisso, e na facilidade de anotar coisas no papel, comprei um Evernote Smart Notebook, da Moleskine, que vem estilizado com o logo e as cores do Evernote, e ainda vem com uns adesivos que o próprio software reconhece e atribui tags automaticamente. A compra desse Moleskine também inclui 3 meses de Evernote Premium.

Evernote Smart Nokebook, by Moleskine, e Sakura Pigma Micron

Nesse Moleskine eu faço anotações com uma caneta Sakura Pigma Micron 0.3, que acho ótima para este tipo de caderno, usando um sistema chamado Bullet Journal na sua versão 2 (não tem no site, só pra quem contribuiu no Kickstarter). Ele é um sistema que organiza as coisas principais do dia-a-dia: tarefas, eventos e ideias. Confira lá no site.

Só que nem sempre eu confiro o caderno para ver as minhas tarefas, ou algumas tarefas estão tão no futuro que não faz sentido colocar no Bullet Journal (principalmente as recorrentes). Para isso eu uso o Reminders, da Apple mesmo. Já tentei vários outros softwares, como Wunderlist, Things, Omnifocus, Remember the Milk, mas este é o mais simples e mais eficaz. Ele existe no OS X e no iOS, tudo sincronizado pelo iCloud. Eu sempre coloco um alerta (due date) para eles sempre aparecerem para mim, mesmo quando passa a data. Por exemplo, eu coloco uma tarefa para revisar o Bullet Journal diariamente no fim do dia.

Os eventos, além do Bullet Journal, vão para o meu Google Calendar, que eu vejo no Sunrise Calendar, e insiro os eventos pelo Fantastical.

Quanto às anotações, as mais importantes vão para o Evernote usando o Scannable. Ele tem reconhecimento de escrita, então tudo fica buscável.

Finalmente, para organização das finanças pessoais, uso o YNAB (You Need A Budget). Ele, além de ser um software, é um sistema/filosofia de educação financeira. O bom é que todas as despesas estão registradas, então dá pra saber quando foi que eu comprei determinada coisa (como ração para os gatos), e ainda pode servir como livro-caixa para uma microempresa, por exemplo.

Este é o meu atual (e em constante mudança) sistema de organização pessoal. Conte sobre o seu nos comentários.

comments powered by Disqus